sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015


ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ITAJUBÁ
ITAJUBÁ, DESCANSO – SC.






PLANO DE CURSO
5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ANO LETIVO 2.015.






Professora: Cecí Marilene Morandin







Descanso, 2015.


LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS GERAIS:
- Desenvolver habilidades essenciais a Língua portuguesa, explorando os vários gêneros textuais, leituras e interpretações com a devida utilização das regras da gramática vigente;
- Produzir textos de diversos gêneros sendo capaz de utilizar os procedimentos básicos como: Coerência, coesão e emprego dos demais componentes gramaticais da Língua Portuguesa;
CONTEÚDOS:

- Histórias pessoais e familiares;
- Poemas, receitas, fábulas, bilhetes, lendas, parlendas, trava-línguas, caça-palavras, listas,
acrósticos, contos, quadrinhas, adivinhas, anúncios, receitas, bulas, cartazes, diários,
calendários, símbolos, notícias, informativos, slogans, propagandas, listas telefônicas, guias,
manuais de instruções, relatórios, horóscopo, manchetes, reportagens, classificados, cheques,
recibos ,nota fiscal.

Tipologias Textuais:
- Narração, descrição, dissertação, argumentação e injunção;
- Texto(oral e escrito): leitura, interpretação, análise e produção;
- Estrutura do texto: Palavra, frase e parágrafo;
-Expressões: Afirmativas, explicativas, negativas e exclamativas;
- Diferentes usos e grafias: Por quê Por que... porque, porquê.
- Características do gênero – portador de texto escolhido para ser estudado pelo grupo, a partir de um tema gerador previamente selecionado;
- Função social da escrita e ideias de representação e convencionalidade;
- Letras do alfabeto e seu respectivo valor sonoro na oralidade e na escrita: Símbolos da escrita (alfabeto e sinais diacríticos – sinais gráficos antes, sobre e entre as palavras);
Letras maiúscula e minúscula; Vogais e consoantes; Relação fonema e grafema; Palavra e composição de palavras.
Análise linguística: Acentuação, pontuação, ortografia, frases, classes gramaticais e suas classificações(substantivos, pronomes, adjetivos, conjunções, advérbios, preposições, numeral, artigos e verbos);
Elementos no processo de interlocução: (Emissor, receptor,mensagem e canal).

MATEMÁTICA
OBJETIVOS GERAIS:
- Realizar as atividades matemáticas propostas, estabelecendo o maior número possível de
relações entre ambos sendo capaz se selecionar, organizar e produzir informações relevantes,
interpretando e avaliando-as criticamente.
- Resolver situações-problemas utilizando os conhecimentos internalizados desenvolvendo
formas de raciocínio e processos, como: Intuição, analogia, estimativa envolvendo também
conceitos e procedimentos matemáticos.
CONTEÚDOS:
- Produção histórico-cultural;
- Sistema de numeração decimal;
-Operações com números naturais, inteiros e racionais:
- Adição e subtração – com e sem reagrupamento;
- Multiplicação – multiplicador com 1 e 2 algarismos;
- Múltiplos de um número natural;
- Divisores de um número natural;
- Divisibilidade;
- Números primos;
- Números racionais;
- Fração de uma quantidade;
- Operações com frações: Adição e subtração;
- Problematização econtextualização das operações com números naturais: Adição, subtração, multiplicação e divisão.
- Espaço e Forma
-Sólidos geométricos: Elementos do sólido geométrico:Faces, bases, arestas e vértices;
- Três dimensões: Comprimento, largura e altura;
- Quadriláteros: Classificação;
- Triângulos: Classificação;
- Ângulos;
- Reta e segmento de reta;
- Círculo e circunferência;
- Revisão dos conceitos estudados.
Grandezas e Medidas
- Sistema Monetário: Real, Dólar, Euro, Peso,...
- Medidas de capacidade: Litro e mililitro;
- Transformação de unidades.
- Medidas de massa: Grama, quilograma, tonelada e arroba;
- Transformação de unidades: Metro, centímetro e quilômetro.
- Perímetro;
- Superfície: Metro quadrado, centímetro quadrado e quilômetro quadrado;
- Área: - Quadriláteros e triângulos;
- Volume: Metro cúbico e decímetro cúbico.
Tratamento da Informação
- Leitura, interpretação e construção de textos, listas, tabelas e gráficos.

CIÊNCIAS:

OBJETIVOS GERAIS:

- Compreensão da natureza como um todo, sabendo que o ser humano é parte integrante e

agente de transformações do mundo em que vive, utilizando conceitos científicos básicos,

associados aos sistemas do corpo humano(vida), energia, matéria e ao equilíbrio do

ecossistema, sendo capaz de distinguir o que é certo ou errado em relação ao equilíbrio do

mesmo com o ser humano.

CONTEÚDOS:
Corpo Humano: Noções;
- Unicelulares e pluricelulares;
- Constituição básica do corpo(células e tecidos);
- Ossos e músculos;
- Sistema digestivo: Boca, estômago, intestinos;
- Dentes e mastigação;
- Higiene Bucal.
- Alimentos: Origem, fonte, funções no organismo;
- Hábitos alimentares;
- Alimentação: Nutrição e desnutrição;
- Elaboração de cardápios.
- Conservação de alimentos: Cozimento, pasteurização, remoção de ar, secagem, entre outros.
- Fermentação.
SISTEMA CARDIOVASCULAR:
- Circulação;
-Sangue;
- Vasos sanguíneos;
- Coração.
SISTEMA RESPIRATÓRIO:
- Pulmões;
- Trocas gasosas;
- Inspiração e expiração;
- Doenças do Aparelho Respiratório.
SISTEMA EXCRETOR:
- Rins, urina;
- Suor.
SISTEMA NERVOSO:
- Cérebro e nervos;
- Contágio por microorganismos;
- Tipos de Vacinas;
- Etapas do crescimento e do desenvolvimento.
- Reconhecimento do corpo: Características físicas.
- Reprodução Humana: Fecundação.
- Anatomia sexual, mudanças sexuais;
Sistema reprodutor: Feminino e masculino.
- Funções dos aparelhos reprodutores;
- Higiene corporal;
- DST: Formas de contágio e prevenção;
- Aids e abuso de drogas.
GEOGRAFIA:
- Proporcionar condições aos educandos para que sejam capazes de conhecer, localizar-se no espaço geográfico e as relações de poder das sociedades na construção do território, da paisagem do lugar;
- Compreender que as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e não usufruídas por todos os seres humanos.
CONTEÚDOS:
- ESTADO-REGIÃO SUL DO PAÍS:
- Os três setores da economia e principais atividades;
- Diferentes tipos de mapas observando título, escala, símbolo cartogáfico, legenda, pontos cardeais(destacar mapas que retratam a região sul do país);
-As atuais regionalizações do espaço brasileiro: Do IBGE e Sócio-econômico, com as devidas funções;
- Ocupação do espaço físico da Região Sul e do Brasil, reconhecendo as semelhanças e diferenças físicas e sociais das zonas rurais e urbanas, identificando a relação de complementaridade e interdependência existente entre ambas(noções gerais);
- Aspectos físicos da Região Sul e país: Relevo, clima, hidrografia e recursos naturais;
- Relação cartográfica e topográfica;
- Relação homem-natureza, reconhecendo as intervenções humanas no ambiente natural de acordo com suas necessidades: Canalização de rios, construção de pontes, aplainamento de encostas, áreas populacionais e outros.
- O papel do trabalho e da tecnologia na transformação dos espaços;
- Características da urbanização do Brasil, observando a influência da colonização, agricultura e comercialização, percebendo-os a partir do próprio convívio;
- Modernização da economia rural para atender a indústria e revolução digital, compreendendo-as a partir de situações reais como uso de máquinas e computadores na elaboração de produtos utilizados no dia-a-dia;
- Movimento de migração e imigração e seus motivos, tais como: Mão-de-obra para a indústria, ocupação do espaço, desemprego e influências na cultura do país;
- Divisão do trabalho: Por tarefas (um planta, outro transporta, outro embala e outras);Social(patrão, empregado);Por setor(primário, secundário, terciário);Espacial(cidade e campo), tendo como foco a dinâmica da economia brasileira;
- Modos de vida dos diferentes grupos sociais, comparando a nossa região a outras regiões do país;
-Coexistência de grupos que vivem de maneiras diferentes em uma mesma cidade,estado e país;
- Processo de urbanização do país promovido pela industrialização, influenciando: Concentração maior de pessoas, transporte, moradia, saneamento básico, energia elétrica, lazer, programas assistenciais, movimentos populares e organização político-administrativa.
- Consequências da transformação da natureza pelo homem: Desmatamento, poluição, e outros, compreendendo problemas características do nosso país, distinguindo-os de acordo com as regiões;
Obs: O estudo do Universo será estudado na Disciplina de Ciências.
HISTÓRIA:
OBJETIVO:
- Compreender a composição dos grupos sociais que formaram a sociedade brasileira e as mudanças ao longo dos tempos, resultado de culturas diferentes e evolução dos seres humanos devido ao progresso , organização, política, social e econômica do país.
CONTEÚDOS:
- História: Conceito;
- História pessoal: A história de vida do aluno como sujeito atuante na história do país;
- Medições de tempo: Calendário Cristão (ano, década e século) e tempo histórico;
- O Brasil indígena: O Brasil antes da chegada dos colonizadores: As nações indígenas, os indígenas hoje(modos de vida, hábitos, relação com a natureza e problemática atual);
- Os colonizadores: Viagens marítimas, encontro de culturas (a dos portugueses e a dos nativos);
A colonização no Brasil – Região Sul do Brasil: Extração e produção de riquezas, organização social e político-administrativa, estrutura fundiária, conflitos...;
- A importância da África na formação do povo Brasileiro e Região Sul – aspectos culturais;
- A África e o Brasil: A escravidão negra(o tráfico de escravos para o Brasil e a exploração da mão-de-obra;
- Ser escravo no Brasil: Resistência negra: Quilombos e líderes negros;
- O negro na sociedade atual: A desigualdade vivenciada pela população negra e outros setores da população;
- Transformações econômicas, culturais, sociais e políticas com a vinda da família real no Brasil e a independência do Brasil;
- A expansão cafeeira: Urbanização, transporte...
- O Brasil Imperial;
- O movimento abolicionista e republicano;
- O trabalho: A substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado;
- Os imigrantes: Influência na história do Brasil e Região Sul;
- Brasil República ontem e hoje(síntese do geral);
- A organização político-administrativa (Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário);
- O desenvolvimento da indústria: Condições de vida dos operários, as fábricas e o movimento operário.
- Os direitos dos trabalhadores: Leis trabalhistas;
- Regime democrático e ditatorial;
- Assembleia Constituinte, Constituição, eleição, voto...
- Principais acontecimentos políticos e sociais na atualidade.
OBSERVAÇÕES: Os conteúdos de Ensino Religioso serão trabalhados de forma interdisciplinar com as demais disciplinas.
ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO:
- Os alunos serão avaliados levando-se em consideração os aspectos: Sociais, cognitivos, afetivos, motores , sociais...
- Sempre que houver necessidade haverá recuperação de conteúdos e notas sendo a concepção: Histórico-cultural.
- Serão utilizados recursos como: Livros, internet, vídeos com objetivo de que a aprendizagem seja significativa;
- Como o planejamento é flexível poderá haver modificações de conteúdos conforme interesse da comunidade e contexto social no qual a escola se encontra.










Professora: Cecí Marilene Morandin





Descanso, 2.015

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